Share |

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Soldados

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.


2ª Timóteo 4.7




Vivemos num tempo em que somos influenciados por todos os lados, em todas as áreas. Nosso modo de se vestir é influenciado, nosso modo de pensar, de agir, de andar, nossa alimentação é influenciada, nossa visão política, nossa noção de mundo, e de uma série de coisas aparentemente sem importância. Somos soldados/vítimas de toda uma hierarquia real/virtual onde "eles" decidem, e nós acatamos, por vezes, sem perceber. Vemos minorias governando milhões, vemos informações deturpadas se tornando argumentos científicos, e por vezes, mentiras sendo transformadas em dogmas bíblicos. Não é a toa que chegamos onde chegamos.


Eu poderia perder vários e vários parágrafos explanando sobre esse tipo de coisa, onde meias verdades se tornam mais verdade que a própria verdade, mas, vamos nos ater á ideia do texto. Que tipo de soldados temos sido? Sim, soldados.  Estamos em guerra desde antes de nascermos, na corrida dos espermatozóides até o óvulo, e assim o estaremos até que o Senhor nos recolha, mas, que tipo de soldados temos sido? O que estamos defendendo? E, ainda posso inserir mais um questionamento: pelo que estamos lutando?


Temos sido bombardeados pela mídia com frases do tipo "seja aberto", "abra a sua mente pro novo", "benvindo ao século XXI", e por vezes nos sentimos obrigados a concordar com tudo isso, a aceitar essa nova realidade como algo normal, mas o que realmente acontece é que estamos regredindo silenciosa e perspicasmente à idade média. Nunca antes na história tivemos acessoa à tanta informação, e também nunca antes estivemos tão cegos a ponto de aceitar tudo o que o primeiro bom orador fala. "Aceite isso", "não tenha preconceito", parece que viraram frases decretos, leis que determinam pessoas antenadas, evoluídas, das ignorantes, "da roça", mas o que mais me preocupa é como a maioria das pessoas simplesmente engolem isso sem restrições.


Outro fato, é que nunca antes no Brasil os evangélicos se movimentaram tanto - sem sair do lugar. É incrível como que tomou conta a ideia de que fazer movimentos públicos é fazer a obra de Deus, vestir uma roupa com uma frase clichê "adorador extravagante" (é mesmo?), "Jesus te ama", etc, é ser cristão. Ter um programa na tv, gravar cd, fazer marchas, entrar em debates (leia-se brigas) sobre homossexualismo e outros temas, não tem nada haver com ser cristão, ser um soldado de Cristo. Lutar pela fé não significa discutir evangeliquês com alguém cego e desinteressado e impor o seu achismo gospel como doutrina bíblica. É muito mais. Lutar a luta de Cristo implica em se confrontar, em viver sem esconder seus defeitos, suas feridas, seus erros, buscando sempre perdão e conserto com Deus, e usar a sua própria vida como modelo e exemplo para que outras pessoas se sintam inspiradas a querer uma mudança. Lutar contra si mesmo. Um bom soldado obedece a voz do seu General, e não faz o que dá na telha. Ele se porta digna e respeitosamente, pois está representando o seu pelotão, e quanto mais alta a patente, mais responsabilidade de representar bem ele terá. Um bom soldado de Cristo obedece a Sua vontade, mesmo e principalmente quando não é a sua.


E quer saber de uma coisa? Deus não é um despota. Ele nos deu o poder de escolher lutar a Sua luta, estar ao Seu lado, viver à Sua maneira, e isso é maravilhoso. Ele não escolhe apenas os soldados mais fortes, que sabem lutar, conhecem táticas de guerra e estratégia. Ele escolhe aquele que está fraco, doente, cansado, e o põe como parte integrante do Seu reino, como representante Dele onde quer que este soldado estiver. E bons soldados lutam até a morte, mesmo cansados, mesmo desanimados, pois sabem que a vitória não depende apenas deles, e que mesmo morrendo em guerra, tem a certeza de que a vitória é certa. Sempre.


"Os guerreiros se preparam para a grande luta
E Jesus, o Capitão, que avante os levará.
A mílicia dos remidos marcha impoluta;
Certa que vitória alcançará!


Eu quero estar com Cristo onde a luta se travar,
No lance imprevisto na frente m'encontrar.
Até que O possa ver na glória Se alegrando da vitória,
Onde Deus vai me coroar!


Eis os batalhões de Cristo prosseguindo avante,
Não os vês com que valor combatem contra o mal?
Podes tu ficar dormindo, mesmo vacilante,
Quando atacam outros a Belial?


Dá-te pressa, não vaciles, hoje Deus te chama
Para vires pelejar ao lado do Senhor;
Entra na batalha onde mais o fogo inflama,
E peleja contra o vil tentador!


A peleja é tremenda, torna-se renhida,
Mas são poucos os soldados para batalhar;
Ó vem libertar as pobres almas oprimidas
De quem furioso, as quer tragar!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...