Share |

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A César o que é de César

Uma das coisas que tenho aprendido ultimamente é que, por mais que nós não aceitemos bem a idéia, a verdade é que só aprendemos a dar o devido valor às coisas e as pessoas quando estamos a ponto de perdê-las, ou quando as definitivamente perdemos. Jesus disse que devemos dar a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus, mas o que Ele queria dizer com isso? A maioria entende que é fazer as coisas de Deus, e cumprir os seus deveres neste mundo, como trabalhar, pagar as contas, e fazer as coisas que são rotineiras deste mundo. Mas, se olharmos por outro ponto de vista, Ele quis dizer que deveríamos dar a cada coisa e pessoa o seu devido respeito e atenção, cada um segundo o seu peso, sejam coisas deste mundo, sejam nossas responsabilidades na igreja, nossa família ou nossos amigos.

Não sei se todos, mas pelo menos eu tenho o péssimo defeito de muitas vezes “fechar a cara” pra algum amigo, por alguma coisa que tenha me dito ou feito que não tenha me agradado, sempre pensando “ah, qualquer dia eu volto as boas com ele”. O que nós nunca pensamos é que talvez não haja um outro dia, uma nova manhã. Já diz uma certa música, é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há. Deus é dono e senhor da nossa vida, e de tudo o que nela ocorre, então, como simples servos e filhos, não sabemos e não poderíamos alterar qualquer plano ou permissão Dele. Me lembro como hoje, de uma manhã, quando recebi um telefona que foi como uma facada no meu coração. Era oito de março de dois mil e nove, dias das mulheres. Eu tinha acabo de sair da escola dominical da igreja, quando uma amiga da minha escola me liga e diz que um colega da nossa sala havia morrido num acidente de carro ao voltar de uma festa. E com aquela voz chorosa, pois estava em choque, me transmitiu e me fez sentir um temor e um sentimento de impotência tamanho, qual nunca havia sentido antes. No dia seguinte, fomos todos da sala, e vimos o nosso colega sendo enterrado. Aquele de quem na sexta-feira anterior nos despedimos sem tantas saudações ou sentimento, agora estava ali morto, e por mais que chorássemos, ele não estava percebendo o quanto sentíamos por não ter dito aquelas palavras de amizade quando podíamos.

Na época, ficamos muito abatidos com tudo aquilo, e por todo o mês de março e abril, a escola parecia um local tão estranho e vazio, e às vezes tínhamos a impressão de que tudo não passava de um sonho mau. Mas, infelizmente não era. Mas, o tempo passou, e voltamos a nossa rotina, aos nossos afazeres, e por vários momentos aquela lição parece que foi esquecida. E hoje, depois de algum tempo distante dos meus amigos, tanto os da escola, já que faz mais de um ano que terminamos o ensino médio, quanto os da igreja, que mesmo vendo toda semana, pareciam tão distantes, o Senhor me fez repensar o que realmente importante. Não quero tratar nada aqui como ídolo. Amo minha família, meus amigos, mas por mais que eles sejam importantes pra mim, eles não ocuparam o lugar no meu coração que é só de Deus. Mas, eles ainda estão lá! E cada pessoa que Ele põe na nossa vida e como um presente, e como presentes de Deus, devemos cuidar e zelar por elas.

Há um parte interessante na fala de Jesus que me chama bastante a atenção. Ele disse “um novo mandamento vos dou: que amem a Deus acima de todas as coisas ,de todo o seu coração e de toda a sua alma, e de todo o seu entendimento; e amem ao seu próximo como a vós mesmos”. E Ele também diz que “não há maior prova de amor do que alguém dar a vida pelos seus amigos”, e eu creio que Ele não disse nada por acaso, ou só por achar bonito e poético, como muitas vezes fazemos. Há um propósito de Deus na nossa vida, de amarmos a Ele acima de todas as coisas, e recebermos o amor Dele em nós, para que ao amarmos aqueles que estão a nossa volta, o amor de Deus se revele através de nós, da nossa vida.

Que hoje... na verdade, que todos os dias, nós possamos aprender a dar o devido valor a cada coisa. Nossa família, nossos amigos, nosso trabalho, nossa igreja, e tudo mais que o Senhor colocar diante de nós. E, principalmente, que aprendamos a dizer eu te amo, já que parece tão difícil dizer palavras tão pequenas e simples. Que o Senhor quebre o nosso coração, o nosso orgulho – e de certo modo, nosso egoísmo – para que possamos viver a plenitude do amor de Deus, revelado na cruz, e também através das pessoas que Ele pôs na nossa vida. Lembre-se: como podemos amar a Deus, a quem não vemos, se não amarmos os nossos irmãos, a quem vemos?

2 comentários:

  1. Interessante e lindo o seu texto!!!Parabens Roberto! Que Deus continue te abençoando cada vez mais. Teacher Fra

    ResponderExcluir
  2. Valeu tia Fran!!! rsrs Q D-s te abençoe =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...